Cena do filme Romeiros da Guia; 1962.

De 29 de abril a 11 de maio acontece no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília a “Vladimir Carvalho Doc 8.0”, mostra que homenageia os 80 anos do documentarista paraibano-brasiliense, exibindo sua filmografia completa com curadoria do professor e crítico Sérgio Moriconi.

Ao todo serão exibidos 16 curtas, 2 médias e 9 longas que possuem o cineasta em suas fichas técnicas ou como tema da obra. A mostra conta também com debate com a presença do diretor e convidados especiais – o crítico Rodrigo Fonseca e o professor e escritor João Luiz Vieira – e uma exposição de cartazes dos filmes de Vladimir. É interessante neste sentido mencionar  que Vladimir Carvalho foi o artista gráfico responsável pela arte de alguns dos cartazes de suas obras, tais como Mutirão e O Engenho de Zé Lins.

A curadoria da mostra optou por não seguir uma ordem cronológica na exibição dos filmes. Todos os longas-metragens de Vladimir Carvalho serão projetados em duas sessões durante a mostra, já os curtas, somente uma vez.

Compõem a programação os curtas Vestibular 70, Brasília Segundo Feldman, Romeiros da Guia, A Bolandeira, Incelência para um Trem de Ferro, Vila Boa de Goyaz, O Espírito Criador do Povo Brasileiro, Itinerário Niemeyer, A Pedra da Riqueza, Pankararu do Brejo dos Padres, No Galope da Viola, Quilombo, Mutirão, A Paisagem Natural e Zum-zum com os pés no futuro, produzidos por Vladimir desde a década de 1960. Do diretor será exibido também o média-metragem Ariano Suassuna – Aula Espetáculo e todos os seus sete longas: O País de São Saruê, Conterrâneos Velhos de Guerra, O Homem de Areia, O Evangelho Segundo Teotônio, Barra 68 – sem perder a ternura, O Engenho de Zé Lins e Rock Brasília – Era de Ouro.

A mostra exibe também o média-metragem Um Olhar Solidário, de Walter Carvalho, que tem Vladimir como tema, e os filmes Opinião Pública, de  Arnaldo Jabor e Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, no qual Vladimir atuou como assistente de direção e produtor associado.

A mostra conta com o apoio do CTAv.

SERVIÇO

Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Data: 29 de abril a 11 de maio de 2015

Horário: Ver programação

Classificação indicativa: 12 anos.

Mais informações: www.fundacaocinememoria.com.br