Começa amanhã, dia 4 de novembro, a 12ª edição do Festcineamazônia. O festival vai até o dia 8 deste mês, trazendo a Porto Velho uma programação audiovisual variada e gratuita. Ao todo, mais de 35 filmes nacionais e internacionais serão exibidos em vários pontos da cidade, entre eles o Teatro Banzeiros, espaço que já sediou o evento em edições anteriores.
O filme Iskobakebo, do cineasta peruano Fernando Valdivia, foi o escolhido para ser exibido na noite de abertura do festival, trazendo a história de cinco anciões de uma comunidade indígena em Isconahua que foram retirados de sua aldeia e representam os últimos falantes de sua língua e cultura. Valdivia também integrará o júri que avalia os filmes participantes da Mostra Competitiva para a concessão do Prêmio Mapinguiri em diversas categorias.
Acontecem paralelamente à Mostra Competitiva, as Mostras Cinema no Circo, Cinema no Terreiro, Cinema no Samba e Cinema no Bairro e dois shows musicais, um na abertura e outro no encerramento do evento. Outro destaque é a exibição de “Pequenas Miradas”, um conjunto de pequenos vídeos produzidos pela equipe do festival que traz o olhar das crianças sobre a cidade de Porto Velho, que completa 100 anos em 2014.
O homenageado desta edição é o ator Osmar Prado, cujo mais recente filme que protagoniza “Amores Passageiros” será exibido na noite encerramento do festival. O filme conta a estória de um homem que trabalha nos esgotos subterrâneos de Porto Alegre e acha o corpo de uma jovem belíssima no meio dos detritos.
Confira a programação completa no site oficial do festival.