Neste domingo, dia 8, chega ao fim a 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Feminino – FEMINA. Às 18h, a atriz Zezé Motta, consagrada por interpretar Xica da Silva no cinema, estará presente para ser  homenageada como a primeira protagonista negra do cinema brasileiro. Em seguida, será exibido o filme de Cacá Diegues.

Às 20h, serão conhecidos os oito filmes premiados das mostras competitivas “Internacional e Nacional” nas categorias Grande Prêmio Femina, Prêmio Especial do Júri, Melhor direção e Melhor destaque feminino. Os premiados ganharão uma jóia exclusiva da designer de jóias Junia Machado.

Sempre com filmes realizados a partir de 2010, a competição das mostras foi avaliada durante a semana do evento que começou no último dia 3. Entre os jurados está a atriz Simone Spoladore e as convidadas internacionais Cynthia Judkowski, diretora argentina de “Mujeres en Foco”, e Eveline Ketterings, diretora holandesa de “Tamino”,  além de Allan Ribeiro, Lins Kogan e Paola Barreto.

Este ano, o FEMINA teve recorde de incritos. Dos mais de 800 inscritos, de 61 países, foram selecionados 90 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens de 24 países, dedicados a produções cinematograficas dirigidas por mulheres e/ou com temática feminina, muitos deles exibidos pela primeira vez no Brasil e na América Latina.

SERVIÇO:

FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980.3815

Lotação:

Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes) Cinema 2 – 80 lugares (mais 3 para cadeirantes) Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal Programação completa da CAIXA Cultural www.caixa.gov.br/caixacultural

Mais informações pelo site www.feminafest.com.br ou pelo Facebook

Fonte: Assessoria de Imprensa do Femina