O 23º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo – promovido pela Associação Cultural Kinoforum – encerrou suas inscrições com um crescimento de 25% no número de trabalhos inscritos, em relação ao ano passado.

Os filmes vêm de todas as partes do mundo e estão passando por uma maratona de visionamento para chegar à seleção que comporá a programação. Todos os anos, o Festival apresenta ao público cerca de 400 filmes além das retrospectivas produzidas pela própria equipe do Festival e seus convidados. O Festival acontece este ano entre 23 e 31 de agosto, com sessões gratuitas em cerca de dez salas espalhadas pela cidade.

A programação do Festival é composta por dois eixos principais: a mais recente safra do curta-metragem brasileiro e internacional e os programas especiais. Entre os três programas principais do Festival de Curtas — Internacional, Latino-Americano e Brasileiro —, o que apresentou crescimento mais notório foi o Programa Internacional, com crescimento de cerca de 30%.

Além dos países que já têm presença constante na programação, como a França e os países da Europa em geral, a cada edição surgem inscrições inéditas. Este ano a surpresa veio de Trinidad e Tobago, com o primeiro curta enviado ao evento, para a Mostra Latino-americana.

Entre os filmes inscritos para a Mostra Internacional está o turco “Sessiz-Be Deng”, de L. Rezan Yesilbas, vencedor da Palma de Ouro de curta-metragem no Festival de Cannes de 2012.

Este ano os programas são formados por filmes produzidos em 2011 e2012. AMostra Internacional exibe 10 programas; a Mostra Latino-americana traz 5 programas; os Programas Brasileiros incluem 10 programas de filmes brasileiros na Mostra Brasil e mais 5 programas de filmes paulistas que compõem o Panorama Paulista, além da mostra Cinema em Curso, com filmes produzidos em escolas de audiovisual de todo o Brasil.

 

A maratona da seleção

Para chegar aos filmes selecionados, é realizada uma intensa maratona de visionamento. Este ano, 25 pessoas formam os comitês de seleção, entre cineastas, jornalistas, programadores de eventos e pesquisadores da área de audiovisual. Entre eles estão André Fisher, diretor do Festival Mix Brasil, e Flávia Guerra, jornalista do Estado de S. Paulo.

Os filmes são inscritos a partir da plataforma internacional Short Film Depot, criada pelo festival de Clermont-Ferrand, o maior do mundo dedicado ao formato de curta-metragem. As informações são enviadas para o banco de dados da Associação Cultural Kinoforum, que permite aos membros das comissões assistir os filmes online, na tela de seus computadores, e já registrar seus comentários e votos.

Cada um dos filmes é assistido por mais de uma pessoa para a primeira filtragem. Depois, os filmes mais votados são discutidos nas reuniões dos comitês — um para os filmes brasileiros, outro para os latinos e outro para os internacionais.

Mais do que eleger os melhores curtas inscritos, o Festival se preocupa em apresentar ao público uma amostra que tenha ampla representatividade do que está sendo produzido no Brasil e no mundo. “A cada ano, conseguimos ter uma boa idéia do que está mobilizando os jovens realizadores, dos problemas comuns. Como o curta-metragem é um formato de rápida produção, sempre reflete os problemas conjunturais dos países e das regiões. Ao pensarmos na seleção e nos programas, procuramos levar essas inquietações em conta”, explica a diretora do Festival, Zita Carvalhosa.

A seleção oficial será divulgada a partir de 15 de julho.

23º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo

De 23 a 31 de agosto de 2012, em  São Paulo .

Programação Gratuita.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mara Ribeiro Comunicação e Jornalismo

Telefone: (11) 3032-9815