Há quase 10 anos, o Cachaça Cinema Clube é um espaço privilegiado de exibição cinematográfica, de parcerias e trocas entre festivais, curadores e amantes do cinema. A sessão do dia 17 de maio é fruto desses anos de experiência coletiva, tendo Eduardo Cerveira, experiente programador à frente do Festival Femina e do Festival Brasileiro de Cinema Universitário, como curador convidado. Frequentador assíduo desde o início do cineclube, Cerveira preparou uma sessão com títulos internacionais de grande destaque, pensando em agradar e provocar o público específico do Cachaça, “apreciador refinado de celulóide e aguardente.”

A noite começa com o filme mais conhecido da sessão, a animação Rejected, de Don Hertzfeldt. Indicado pro Oscar de melhor curta de animação em 2001 e premiado 27 vezes, Rejected arrebatou uma legião de fãs e se tornou um ícone da cultura pop. Hertzfeldt tinha apenas 23 anos quando realizou sua obra-prima, que rapidamente ganhou o status de cult, transformando-o num expoente da animação independente.

Terminal bar é o documentário da sessão, outra produção norte-americana bastante premiada. Dirigido por Stefan Nadelman, é um fotofilme musical que conta a história e transformação de um dos bares mais barra-pesada de
Nova York.

O experimental Outer Space é um dos grandes trabalhos de um dos autores mais conceituados da área, o austríaco Peter Tscherkassky. Um mergulho sensorial nos devaneios de uma mulher, realizado no seu método artesanal: múltiplas exposições em cada fotograma, quadro a quadro, na câmara escura, deleite para as plateias que (ainda) tem fetiche pela criação fílmica-experimental em celulóide.

Por fim, a ficção Lost Weekend, de Dagur Kári,  que conta as peripécias de um DJ desmemoriado, após uma noite desastrosa. Uma fábula que tem tudo a ver com o espírito do Cachaça Cinema Clube. Após esse seu filme de formatura, o islândico Kári seguiu com uma bem-sucedida carreira de realizador, dirigindo três longas-metragens muito elogiados. A exibição de Lost Weekend é possível pelo apoio do Instituto Cultural da Dinamarca, responsável pela vinda da cópia 35mm.

Dia 17 de maio de 2012, às 21h no Cinema Odeon Petrobras

Fonte: Assessoria de Imprensa