O Núcleo de Produção Digital (NPD) da TV Educativa de São Carlos acaba de inaugurar sua sala multimídia. Instalada por meio de um convênio com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, através do Programa Olhar Brasil, o espaço conta com equipamentos de edição e gravação profissional para auxiliar a formação na área do audiovisual de todo o Estado de São Paulo.

Nos anos de 2010 e 2011, o NPD promoveu seis cursos de sensibilização com jovens e educadores, onze oficinas com profissionais do mercado, nove palestras com cineastas brasileiros e três laboratórios para auxiliar o desenvolvimento de roteiros e projetos. Ao todo foram oferecidas 301 vagas em oficinas e cursos e 209 participantes. A expectativa é que o NPD possa realizar muitas outras atividades com a instalação da nova sala.

NPD
Os Núcleos de Produção Digital (NPDs), no âmbito do Programa Olhar Brasil, são espaços democráticos, gratuitos e acessíveis a todas as classes da sociedade, voltados para a produção e difusão do conteúdo audiovisual brasileiro, com estrutura humana, física, tecnológica e metodológica. A ação tem o objetivo de formar e consolidar parcerias com os estados para o desenvolvimento da atividade audiovisual nas diversas regiões do país.

Os NPDs visam apoiar a produção audiovisual independente, através do fornecimento de equipamentos adequados, bem como de serviços técnicos especializados, promovendo a formação e o aprimoramento profissional e artístico de técnicos e realizadores audiovisuais nas mais diversas funções. Os equipamentos são entregues aos Núcleos por meio de empréstimo de comodato, podendo ser doados em definitivo após a avaliação do funcionamento do espaço por um período de dois anos.

Atualmente, os  Núcleos de Produção Digital estão implantados em 12 estados do país, (Acre, Pará, Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná), que atenderam ao Edital SAV 01/2005. Nestes espaços também são disponibilizados, para a população, equipamentos para a produção independente. Esses empréstimos já estão gerando resultados positivos, como é o caso do filme produzido pelo NPD de Sergipe, que foi exibido na mostra do Festival do Cinema Brasileiro de Paris em 2010.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Secretaria do Audiovisual