O cinema independente pode aproximar os alunos das temáticas relacionadas às manifestações culturais e sociais da região onde habitam. Um curso de iniciação, ou melhor, de inclusão audiovisual, tendo o cinema independente como base, pode contribuir muito para o resgate e a revitalização das emoções humanas, belezas estéticas e reminiscências históricas encobertas pelo cotidiano de Belo Horizonte.

Hoje, a ideia de inclusão audiovisual é perfeitamente possível, graças ao barateamento dos meios tecnológicos desenvolvidos para a realização e fruição dessas produções. O Projeto Horizontes Periféricos pretende contribuir com ações que visem a democratização do fazer audiovisual e a promoção da liberdade de expressão.

Este projeto trata da realização de uma websérie sobre a diversidade cultural e social encontrada em Belo Horizonte. Serão produzidos 45 curtas-metragens com participação dos alunos dos cursos de cinema ministrados nos 15 Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Inscreva-se pelo site acessando a ficha de inscrição ou nos Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. As inscrições estarão abertas até Junho de 2012.

As datas e locais dos cursos serão anunciados no site do projeto, quando estiverem disponíveis.

Os cursos oferecidos pelo projeto são gratuitos.

O Horizontes Periféricos conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte e é realizado com benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

FONTE: Site Projeto Horizontes Periféricos