O Vitória Cine Vídeo completa 18 anos neste ano e com várias novidades. Além dos filmes de curta e média-metragem, pela primeira vez, também poderão concorrer ao tradicional Troféu Marlin Azul filmes de longa-metragem, que vão disputar na categoria Melhor Diretor.
Concorrem aos prêmios todos os tipos de filmes, do super 8 aos vídeos de câmeras de celulares e de fotografia, produzidos por empresas ou produtores independentes brasileiros.
De acordo Lucia Caus, diretora do 18º Vitória Cine Vídeo, a abertura para filmes em todos os formatos, tamanhos, gêneros e estilos ampliou a participação no festival oficial de cinema e vídeo do Espírito Santo, que registrou mais de 700 produções inscritas, sendo 40 somente na categoria de longas-metragens. “Superou as nossas expectativas”, comemora Lucia.
Os competidores vão disputar o Troféu Marlin Azul nas seguintes categorias: Melhor Filme de Ficção, Melhor Filme Documentário, Melhor Filme Animação, Melhor Filme pelo Júri Popular (qualquer gênero); Melhor Fotografia; Melhor Roteiro ou História Documental; Melhor Ator; Melhor Atriz; Prêmio Inovação e Novas Linguagens, além de Melhor Diretor.
Em homenagem à maioridade, o 18º Vitória Cine Vídeo também lança o 1º Festival da Diversidade Sexual de Vitória – Quatro Estações. A mostra, que será dedicada especialmente ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), vai exibir 13 curtas de graça no Cine Metrópolis. Foram eleitas cinco produções do Rio de Janeiro, cinco de São Paulo, uma de Belo Horizonte, uma de Fortaleza (CE) e outra de João Pessoa (PB).
O Cinema na Praia, que tradicionalmente reúne grande público na Curva da Jurema, promete atrair, mais uma vez, os fãs da sétima arte para assistir, de graça, a um longa-metragem.
Já os debates e palestras, que também já viraram tradição no Vitória Cine Vídeo, serão realizados no Hotel Ilha do Boi. Este ano, programação estará focada na formação, uma vez que o cinema brasileiro está em plena expansão e a demanda por profissionais qualificados é cada vez maior, inclusive no Estado.
Mas não é apenas o público adulto que pode desfrutar da ampla programação gratuita do festival. As crianças também terão a oportunidade de acompanhar as produções no Festivalzinho, que acontecerá sempre no Cine Metrópolis, das às 9h e às 14h.
Os filmes da mostra competitiva nacional serão exibidos sempre à noite, a partir das 19 horas, na Fábrica do Trabalho, em Jucutuquara.
Há ainda o Cine Galpão Itinerante, que permite aos moradores da capital assistir a sessões de cinema em diversos bairros de Vitória.
Estão abertas também as inscrições para o Concurso de Roteiro, onde o vencedor verá seu roteiro virar filme e, para o Concurso Jovens Anônimos, que selecionará fotos de jovens para estampar a capa do catálogo oficial do Festival, iniciativa do artista plástico Orlando da Rosa Faria.
Quer saber mais da programação e das iniciativas desse festival? Acesse aqui.