Estão abertas as inscrições para a 21ª edição do Cine Ceará. Em 2011, o Festival Ibero-americano de Cinema acontecerá entre os dias 8 e 15 de junho, em Fortaleza. As inscrições são gratuitas e vão até 10 de abril. O regulamento completo do festival, que é organizado pela Associação Cultural Cine Ceará, está disponível no site www.cineceara.com.
“O Cine Ceará chega à maioridade orgulhoso por levar ao público cearense uma parcela significativa da produção de cinema e vídeo ibero-americana. São mais de duas décadas estimulando o intercâmbio entre os produtores brasileiros e dos países ibero-americanos”, comemora o diretor geral do festival, Wolney Oliveira. “E continuaremos garimpando os novos talentos na área do audiovisual”, aponta.
Concorrem ao troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias longa metragem (divididos em filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica) e curta metragem (filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica).
Os curtas metragens devem ter até 20 minutos de duração, em qualquer formato, e ter sido realizados por produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos. Devem ainda ser obras concluídas a partir de janeiro de 2010 e não podem ter participado de processos seletivos nas edições anteriores do Cine Ceará. Já os longas devem ter duração mínima de 70 minutos, finalizados a partir de 2009 por produtores e/ou diretores ibero-americanos (países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha), em formatos profissionais.
O prêmio da crítica para melhor curta e longa metragem será concedido por um júri formado por críticos de cinema, sendo entregue ao melhor longa, pelo júri oficial, um prêmio especial no valor de 10 mil dólares. Haverá ainda a entrega do troféu Mucuripe de melhor curta da mostra Olhar do Ceará, para o qual haverá um júri de estudantes das universidades de Fortaleza.
O 21° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).