O REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo – realizado entre os dias 25 e 29 de outubro, no Arquivo Nacional, tem como tema os “Movimentos da Música Brasileira no Cinema”. A entrada
é franca.
Durante o Festival, acontecem diversas atividades, como a Mostra Competitiva e Informativa, palestra, debates, apresentações musicais e de dança, além do lançamento da Revista Recine nº 7, Luz, câmera: a música brasileira.
A nona edição do Recine vai exibir em cinco salas mais de cem filmes que mostram os vários estilos da música brasileira, do regional ao rock, do samba ao funk. Incluindo os filmes “Sem essa aranha” de Rogério Sganzerla e “Partido Alto” de Leon Hirszman , entre outros, que fazem parte do acervo do Centro Técnico do Audiovisual.
A abertura do festival acontecerá no dia 25 de outubro, às 18 horas, e terá apresentações como o Duo Villa-Rio, o Balé Afro Contemporâneo, a Dança do Maxixe, o Coral do Arquivo Nacional e, claro, cinema. O grande destaque desta noite será a exibição do filme inédito Apanhei-te cavaquinho – parte 1, de Ivan Dias.
Outro momento esperado no Festival é o das homenagens, todos os anos são escolhidos nomes importantes dentro do tema abordado. Este ano serão homenageados: Remo Usai, Elton Medeiros, José Ramos Tinhorão, Paulo Moura, Sérgio Ricardo e Alceu Valença.
Confira a programação completa: www.recine.com.br