O Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino foi criado com o objetivo de destacar o trabalho das mulheres no cenário cinematográfico e cultural brasileiro e mundial, incentivar o surgimento de novas diretoras e a produção de filmes dirigidos por mulheres, e promover a igualdade de gênero.

O Femina apresenta em sua abertura o filme Engelen, da diretora norueguesa Margreth Olin. O Femina exibiu em edições anteriores outros filmes de Margreth, inclusive o vencedor da categoria Melhor Longa metragem Internacional em 2006.

Este ano o festival traz uma mostra competitiva Brasileira de longas e curtas e uma Competitiva de longas e curtas Internacionais, com uma seleção de filmes de diversos estados brasileiros e países representados. E a homenageada é a diretora do Cinédia Alice Gonzaga.

O Fórum de Debates, mais uma vez, conta com a participação de diversos convidados e com a parceria da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Instituto Avon, do UNIFEM – Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher e do Fundo Social Elas.

O festival apresenta ainda sessões especiais temáticas como a Masculino-Feminino, Eu Gosto é de Mulher, Dividindo a Conta, Programas Infantis, entre outras.

A programação do festival está no site: http://www.feminafest.com.br/programacao/

Vale a pena conferir!