O Parque das Ruínas, em Santa Teresa, Rio de Janeiro, recebe a Mostra Documentário Samba e Carnaval: Curtas-metragens e Vídeo-Instalação de 11 a 18 de fevereiro. A programação foi elaborada pelo Centro Técnico Audiovisual com o objetivo de difundir o cinema brasileiro para todos os públicos. O bairro de Santa Teresa é bastante procurado por turistas e cariocas durante as folias de carnaval, e a mostra acontece justamente durante este período. O evento conta ainda com uma vídeo-instalação de imagens de 1992 a 2009 do Carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro, assinada pelo repórter-fotográfico do Jornal O Globo Gustavo Stephan. A entrada é franca.

 

Confira a programação:

Sessão de Curtas

 

Dia 11/02/2010

O que foi o Carnaval de 1920!

 Alberto Botelho; documentário; 10´; p&b; 1920.

Sinopse:  Filme mudo retratando o corso na avenida Rio Branco e avenida Beira-Mar; desfile das Grandes Sociedades; Tenentes do Diabo, Feianos e Democráticos; baile infantil do Teatro da República; o carnaval de rua.

Memória do Carnaval

Alice Gonzaga; documentário; 20´; colorido; 1976.

Sinopse: O Carnaval carioca na década de 1930.

 

O Bloco está na Rua

O bloco está na rua

Emílio Domingos; documentário; 8´; colorido; 2008 .

Sinopse: Um olhar sobre o Cordão do Bola Preta no ano em que completou 90 anos.

 

 

 

 

 

 

Dia 18/02/2010

Partido Alto

Partido Alto

Leon Hirszman; documentário; 22´; colorido; 1976/82.

Sinopse: Com raízes na batucada baiana, o Partido Alto sofre naturais variações porque, ao contrário do samba comprometido com o espetáculo, é uma forma livre de expressão e comunicação imediata, com versos simples e improvisados, de acordo com a inspiração de cada um. Partido Alto é uma forma de comunhão, reunindo sambistas em qualquer lugar e hora, pelo simples prazer de se divertir.

 

 

 

 

Chorinhos e Chorões

Chorinhos e Chorões

 Chorinhos e Chorões

Antonio Carlos Fontoura; documentário; 11´; colorido; 1974 .

Sinopse: O chorinho, música chorosa e sentimental, surgiu no final do século XIX e tem sua origem ligada ao músico Joaquim Antônio da Silva Calado. Gênero cujo repertório derivou da polca, tem como instrumentos característicos a flauta e o bandolim. 

 

 

 

 

Nelson Sargento

Nelson Sargento

 

Nelson Sargento

Estevão Ciavatta; documentário; 22`; colorido; 1997.

Sinopse: Retrato biográfico do sambista Nelson Sargento no Morro da Mangueira, Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Video-instalação:

Uma compilação de imagens de 1992 a 2009 do Carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro. Carnavais festejados em diversos bairros da cidade, da zona norte à zona sul, de Santa Cruz à Ipanema. Durante 17 anos, foram 14 carnavais fotografados com enfoque em fantasias inusitadas e originais, que demonstram a alegria e a criatividade do folião carioca.

O interesse do fotógrafo Gustavo Stephan, autor da vídeo-instalação, vem de sua infância, o qual passava há anos com sua avó no interior de Minas Gerais. “Cresci brincando Carnaval de rua na cidade que minha avó morava, um Carnaval mineiro que remete ao carioca, com blocos e marchinhas. Esta é a motivação por esta temática, uma festa que faz parte da minha memória.”

As imagens recorrentes da vídeo-instalação têm o objetivo de não só conservar uma rica tradição cultural brasileira, como perpetuar esta festa de rua que vem ganhando neste últimos anos cada vez mais adeptos.

 

Gustavo Stephan é fotógrafo do Jornal O Globo desde julho de 1991. Seus principais livros são: Dias na Antártica (relato com texto e fotografias da viagem inaugural do veleiro do velejador Amyr Klink, lançado em 2005 pela Editora Desiderata) e Por Onde Andamos (percorridos 22 mil quilômetros pelo interior do país e pela Argentina durante 5 meses, com  texto do jornalista Francisco Noel, o livro relata através de fotografias  o cotidiano dos caminhoneiros nas 5 regiões brasileiras. Lançado em 2006 pela Editora Desiderata). Algumas exposições fotográficas de sua  autoria que ganharam destaque: Terra e Juventude (exposição itinerante que percorreu o interior da região sul e mais as capitais Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília em 2005 e 2006); Dias na Antártica (no Centro Cultural da Justiça Federal, RJ, em 2004); Retratos Brasileiros (no Museu da República, RJ, em 1998); e  Carnaval de Rua (Centro Cultural Paschoal Carlos Magno , RJ, em 1995).

 

 

Serviço:

O Parque das Ruínas localiza-se na Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Contato: *55-21-2252-1039 / 2252-0112

As Sessões de cinema acontece dias 11 e 18 de fevereiro às 18 horas.
 
A video-instalação, todos os dias das 8 às 20 horas.

 

Projeto parceria:  CTAv e Parque das Ruínas

Curadoria e concepção:  Joana Nogueira de Lima

Assistente de produção: Marina Espogeiro