Graças ao esforço conjunto da ANCINE – Agência Nacional do Cinema e da FENEEC – Federação Nacional das Empresas Exibidores, será realizada de 20 a 26 de novembro a Semana do Filme Nacional. Com ingressos a preços reduzidos (R$ 6 e meia-entrada a R$ 3), inclusive nas sessões do fim de semana, a campanha promoverá o cinema brasileiro, ampliando a oferta de títulos, e estimulará o acesso do público às salas de exibição. É o segundo ano consecutivo em que a ANCINE realiza a promoção, que em 2008 contou com a participação de mais de 300 salas de cinema em todo o Brasil.

A articulação entre as empresas exibidoras e distribuidoras é a principal garantia do êxito da Semana do Filme Nacional. Não há obrigatoriedade de exibição exclusiva de lançamentos, sendo recomendada a manutenção dos filmes em cartaz ou mesmo o retorno de filmes já exibidos. Também são bem-vindas ações específicas, como a realização de mostras ou eventos paralelos, que aumentem o interesse do público e da mídia pela campanha.

Vários parceiros já aderiram à campanha. Ao longo de novembro, as principais emissoras de TV aberta e fechada exibirão um filme publicitário convidando o público a freqüentar as salas de cinema em todo o país. A ANCINE disponibilizará cartazes e filmetes promocionais para veiculação nas salas de cinema, além de spots para rádio e Internet.

Os exibidores interessados em participar da Semana do Filme Nacional devem firmar o [Termo de Adesão] com a ANCINE, que deve ser enviado até 17/11 para o e-mail semanadofilmenacion al@ancine. gov.br.

A rede de exibidores que já aderiu à campanha se espalha por grandes cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e Recife. Para saber que cinemas participam da promoção, o público deverá consultar o hot site da Semana do Filme Nacional no portal da ANCINE.