Dia 28 de outubro, quarta-feira, é o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que, em 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.
Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Esse ano, o Dia Internacional da Animação, está sendo realizado em 30 países.
No Brasil, o Dia Internacional da Animação é comemorado através de projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas e é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação ABCA, filiada à ASIFA, e seus membros espalhados por todo Brasil. Será a sexta edição da mostra em nível nacional e oitava mundial.
No Brasil, o Dia Internacional da Animação será realizado em mais de 300 cidades brasileiras em todos os estados. É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.
Confira programação no site.
A organização nacional do evento contará novamente com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes e Cine Brasil TV, o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do Centro de Produção de Legendas e do Beco das Garrafas Estúdio.
A mostra será exibida simultaneamente em todas as cidades às 19 horas e 30 minutos do dia 28 de outubro. A programação da MOSTRA NACIONAL conta com as seguintes animações:
– A Princesa e o Violinista – Dir. Guto Bozzetti – Recorte / 2D – 10min30seg – 2008 – Porto Alegre-RS
– Queda Livre – Dir. Marcelo Vidal/Renan de Moraes – 3D – 1min10seg – 2009 – Rio de Janeiro – RJ
– Papercut – Dir. Pedro Eboli – Tradicional 2D – 4min13segs – 2008 – São Paulo – SP
– O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar- Dir. William Paiva e Leo D. – 2D – 11min – 2007 – Olinda – PE
– O Quarto do Jobi – Boca Aberta – Dir. Andrés Lieban – 2D Digital – 1min06seg – 2008/2009 – RJ
– Silêncio e Sombras – Dir. Murilo Hauser – 3D – 8min33seg – 2008 – Curitiba – PR
– O Anão que virou Gigante – Dir. Marão – 2D tradicional (lápis no papel) – 10min – 2008 – RJ
– Linhas e Espirais – Dir. Diego Akel – Pintura digital – 2min16seg – 2009 – Fortaleza – CE
– Dossiê Rê Bordosa – Dir. César Cabral – Stop Motion – 16min – 2008 – Santo André – SP
No Rio o evento acontecerá no Cine ODEON com sessões 19h30 (Sessão internacional) e 20h30 (sessão nacional) e contará com a presença de três diretores selecionados para a Mostra Nacional, da coordenação nacional do DIA e de membros da diretoria da ABCA.