Caminho Teixeira, de Alexandre Diniz, faz sessão de estréia no Festival e fez mixagem no CTAv

Caminho Teixeira, de Alexandre Diniz, faz sessão de estréia no Festival e fez mixagem no CTAv

Quem não teve a oportunidade de estar em uma montanha e praticar esportes pertinho do céu, pode ter uma boa noção do que é fazer isso na 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha que acontece de 23 a 25 de outubro, no Cine Odeon Petrobras, no Rio de Janeiro. O evento é composto pela Mostra Competitiva Nacional e pelo Banff Mountain Film Festival World Tour.

O Banff Mountain Film Festival é dos mais importantes festivais internacionais de cinema de aventura. Começou em 1976 com apenas uma noite de projeções e hoje percorre mais de 80 cidades em 28 países com o melhor do que é apresentado no festival do Banff Centre, no Canadá. Sendo esta a única escola de nível superior da América do Norte dedicada às artes, à cultura das montanhas e ao desenvolvimento de liderança. Atualmente o centro é uma referência internacional para uma variedade de estudos e projetos artísticos.

Em 2000, o Banff Mountain Film Festival World Tour incluiu, pela primeira vez, a América do Sul no seu roteiro. O Chile foi o país escolhido. No ano seguinte, chegou ao Brasil e à Argentina. Hoje, já são sete países latinos a apresentar a tour mundial: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Venezuela.

Nas produções internacionais deste ano, merecem destaque duas produções americanas: Sharp End: Europe e Sharp End:BASE solo, de Peter Mortimer e Nick Rosen; e o filme suíço Play Gravity, de Samuel Gyger e Ueli Kestenholz.

A Mostra Competitiva 2009 terá quatro sessões de filmes nacionais, num total de 13 produções, que concorrerão ao Troféu Corcovado nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor fotografia. Os vencedores serão escolhidos pelos júri oficial e/ou júri popular.

“São filmes com propostas e resultados bastante distintos, mas que se utilizam das possibilidades abertas pela tecnologia digital para conseguirem uma maior liberdade e viabilizarem projetos que não seriam produzidos de outra forma”, afirma Alexandre Diniz, diretor geral da Mostra Internacional de Filmes de Montanhas.

Paralelo à mostra, será lançado o curta CaminhoTeixeira, de Alexandre Diniz, que contou com o apoio do CTAv para serviço de mixagem. Um filme sobre a conquista do Dedo de Deus que mistura ficção e realidade – na estréia do festival. O evento também conta com o lançamento do livro Guia de Vídeo Digital, do cineasta e ex-editor de fotografia da revista National Geographic, Richard Olseniuse; e com a exposição Expedição Fotográfica Atacama – Desertos eVulcões do fotojornalista e professor de fotografia, Fabio Elias.

Serviços:
Data: 23 a 25 de outubro
Sessões: 19h e 21h
Local: Cine Odeon Petrobras – Praça Cinelândia – Centro
Ingresso: inteira – 16,00 / meia   – 8,00
Passaporte: 60,00 (todas as sessões)

Mais informações:
www.filmesdemontanha.com.br