As inscrições para a Oficinas de Desenvolvimento de Roteiros, ministrada por Orlando e Conceição Senna, conhecidos profissionais da área cinematográfica, estão abertas até 25 de setembro e serão feitas exclusivamente pela Internet. As dez melhores propostas selecionadas farão as oficinas gratuitamente.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) em parceria com o Tempo Glauber – instituição localizada Rio de Janeiro que cuida da memória e do acervo do cineasta Glauber Rocha.

Os participantes serão escolhidos a partir de seus currículos e de um texto narrativo (conto ou argumento) com aproximadamente cinco mil caracteres. A comissão de seleção será composta por Orlando e Conceição Senna e dois roteiristas ou cineastas indicados pela instituição.

O curso terá duração de três meses, com início em outubro e encerramento previsto para janeiro de 2010. O objetivo é orientar e atualizar os participantes para escrever um roteiro segundo as exigências dramatúrgicas e formais da comunicação audiovisual.

Orlando e Conceição vão trabalhar com a prática de elaboração de roteiros para obras audiovisuais de ficção, desenvolvidos a partir de aportes teóricos e análise progressiva dos trabalhos de redação. Caberá a Orlando Senna, roteirista e diretor baiano, monitorar o curso e ministrar a parte teórica. A produção e a assistência ficarão a cargo de Conceição Senna, atriz e diretora. Os participantes desenvolverão seus roteiros com base em três procedimentos: reuniões de todo o grupo com os orientadores, reuniões individuais com os oficinistas e trabalho individual de redação.

O Tempo Glauber fica na Rua Sorocaba, nº 190, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. A iniciativa conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultural (Lei Rouanet), recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), e parceria técnica do Arquivo Nacional.

Confira o conteúdo, o cronograma e a ficha de inscrição.