“Os documentários brasileiros estão cada vez melhores. Vocês tem neste país um grande reservatório de profissionais talentosos, precisam procurar parceiros pelo mundo afora.” Jacques Bensimon – documentarista canadense, consultor internacional sênior Brasilian TV Producers

Da esq. para dir: Presidente da ABPI-TV, Fernando Dias; Consultor sênior internacional do BTVP, Jacques Bensimon (ex- presidente do National Film Board of Canada); Gerente do BTVP, Eliana Russi; Diretor de Programas e Projetos Audiovisuais do Ministério da Cultura, Adilson Ruiz. Foto de Monica Aloy
Empresas produtoras de todo o Brasil registradas na ANCINE estão aptas a se inscrever para o PIC DOC – Programa Internacional de Capacitação para Documentários, lançado dia 4 de agosto no Rio de Janeiro pelo Brazilian TV Producers – BTVP . A iniciativa inédita é uma ação de incentivo para qualificar produtoras brasileiras e ampliar a inserção delas no mercado internacional, nos moldes do que foi feito em maio deste ano para os profissionais de animação. O PIC DOC é realizado pelo BTVP, ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão) em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O workshop acontecerá no Rio de Janeiro de 30 de novembro a 4 de dezembro e contará com 80 participantes, dois de cada um dos 40 projetos selecionados por um júri internacional. Na busca de aprimorar a apresentação de projetos de documentário nos mercados nacional e internacional, serão contratados especialistas internacionais dos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia para orientar os realizadores. A proposta é capacitar e contribuir para que os produtores possam firmar co-produções com canais de TV, no Brasil e no mundo.
Durante o PIC, os consultores internacionais selecionarão os 10 melhores projetos para inserção no mercado internacional. Suas produtoras terão a oportunidade de apresentá-los no REALSCREEN, de 1º a 3 de fevereiro, em Washington (Estados Unidos), com os custos de passagem, hospedagem e credenciais pagos. O objetivo do prêmio é viabilizar a realização destes documentários por meio de contatos com produtoras, canais e distribuidores de todo mundo. O PIC DOC conta com a coordenação internacional de Jacques Bensimon, Consultor Internacional Sênior do Programa BTVP, e com o apoio no Brasil de Daniela Capelato, produtora e roteirista.
Confira o time de especialistas que virão ao Brasil para o PIC DOC:
Ari Yala Anttila– Commissioning Editor do canal YLE TV-Finlândia
Bill Nemtin – Produtor Independente de Televisão, premiado com séries para PBS, BBC e NFB (Inglaterra). Diretor do History Market em NY (Estados Unidos) (Canadense com carreira internacional, com foco na Inglaterra)
Colette Loumède– Produtora Executiva do Depto de Documentário e Ficção (de língua francesa) do National Film Board- Canadá
Ed Waller– C21, Editor in Chief- Inglaterra
Elisabeth Hulten– Commissioning Editor do canal ARTE – Unidade Documentário- França
Emmanuel Priou – Diretor- Produtor da empresa Bonne Pioche, responsável pelo documentário “A Marcha dos Pinguins” (Oscar de Melhor Documentário, em 2006)- França
Geoff Daniels– NatGeo- Executive Vice-President of Development and Production – Estados Unidos
Greg Sanderson – Executive Producer, BBC STORYVILLE- Inglaterra
Heather Croall – CE, Sheffield- Inglaterra
Maro Chermayeff – Executive Producer, PBS- Estados Unidos
Norm Bolen – Diretor-Presidente da Associação de Cinema e Televisão do Canadá – CFTPA- Canadá
Phil Cox – Executive Producer, Native Voice Films- Inglaterra
PIC Documentários
As inscrições estão abertas para projetos de documentário para TV com 26, 52 e 90 minutos e também séries. O curso terá palestras, seminários, oficinas, consultoria individual e discutirá temas como: a situação dos documentários na programação das TVs no Brasil e no mundo; exemplos de documentários brasileiros e de co-produções internacionais de sucesso; o universo dos diferentes gêneros e formatos nas multiplataformas; como vender seu projeto; orçamento; cláusulas legais; legislação brasileira para co-produções e linha editorial das TVs estabelecidas no Brasil.
A ficha de inscrição e o regulamento estão no site www.braziliantvproducers.com. As inscrições são feitas pelas pessoas jurídicas. O nome dos 40 projetos escolhidos será divulgado dia 17 de outubro. Para os participantes de outras localidades, o BTVP dará apoio para acomodação e transporte.