A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e a Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores (DAV-MRE) estão promovendo a participação do Brasil no 23º Festival Cinema de Crianças e Jovens Adultos de Hamedan, que acontece de 2 a 6 de agosto no Irã. A catarinense Dora Girardello, de 10 anos, uma criança apaixonada por cinema infantil e que domina a língua inglesa, será jurada mirim do festival e viaja acompanhada de sua mãe, Gilka Girardello; Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, irá como jurada adulta do festival.

A ação faz parte da execução do Memorando de Intenções no setor Audiovisual assinado entre Brasil e Irã em 2007, que vem aproximando ambas cinematografias, a partir de ações tomadas em conjunto entre a Secretaria do Audiovisual e o Ministério de Cultura e Orientação Islâmica, através da Fundação Farabi de Cinema, com apoio da DAV do Ministério das Relações Exteriores.

Luiza Lins diz ser fã do cinema iraniano. “Vi alguns filmes produzidos no Irã e sou fã desta cinematografia. Para a Mostra de Florianópolis é uma honra este convite, pois nos propiciará um intercâmbio cultural interessante, e nos colocará em contato com filmes produzidos para crianças em toda a região. Hamedan é um festival muito antigo, e demonstra a importância que o país dá para o cinema infantil. E só com um cinema infantil forte teremos também um cinema forte. Esta viagem com certeza abrirá possibilidades para o avanço do  cinema infantil nacional”, disse.

 Gilka Girardello, que estuda cinema e educação, afirma que a filha sempre freqüentou mostras e festivais de cinema infantil e é apaixonada por cinema. Dora participa de eventos audiovisuais desde os dois anos de idade. A menina diz estar muito contente com o convite e está ansiosa para exercer a função de jurada em um festival internacional. “Já participei como jurada aqui no Brasil e agora vou ser jurada em Hamedan, eu acompanho e adoro os filmes iranianos”, disse.

O Festival

O 23º Hamedan International Film Festival for Children and Young Adults será realizado de 2 a 6 de agosto. Mais de 40 países participam do Festival, com 162 produções. As animações receberão quatro prêmios especiais – dois para filmes iranianos. Haverá  seções paralelas dedicadas a filmes iranianos infantis, de crianças escandinavas, filmes sobre pinturas e uma seção não-competitiva para games eletrônicos. O prêmio principal são as Borboletas de Ouro. O Festival é dirigido por Akbar Nabavi, e patrocinado pela Fundação Farabi de Cinema, instituição público-privada que dá fomento e apoio a todo o cinema iraniano.

Saiba mais.