Hélio Silva ganha mostra no CCBB

Hélio Silva ganha mostra no CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio realiza, de 21 de julho a 2 de agosto, a mostra Homenagem a Hélio Silva, onde serão exibidos 27 filmes de um dos mais importantes diretores de fotografia da história do cinema brasileiro. A mostra seguirá para o CCBB de Brasília a partir de 4 de agosto.

Em 2009, Hélio Silva completaria 80 anos (1929-2004). A data será lembrada pelo CCBB com esta homenagem a um profissional cuja vida foi dedicada ao cinema, tendo assinado mais de 70 longas e mais de uma centena de documentários. A seleção de filmes não se concentra em um diretor ou ator, mas em um fotógrafo, a curadoria exibirá títulos consagrados como obras  esquecidas da historiografia. O Centro Técnico Audiovisual marca presença na mostra por meio do empréstimo da cópia do filme Dois perdidos numa noite suja, de Braz Chediak.

A mostra Homenagem a Hélio Silva será dividida em nove blocos para que o público possa ter melhor compreensão da obra: Realismo urbano, Diante da luz do sertão, O preto-e-branco suave das cidades, O preto-e-branco áspero das tragédias, As primeiras experiências em cor (e a prevalência do marrom), A profusão de cores da comédia erótica, A luz dramática dos filmes policiais, Algumas experiências isoladas na década de 1980 e O olhar documental.

Para ficar por dentro da programação visite o site do CCBB.