Estão abertas, até 7 de agosto, as inscrições para o segundo Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários Iberoamericanos (DOCTV América Latina). O Programa incentiva a produção de um documentário por país participante da Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Iberoamericana (Caaci) formada pelos países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai, Venezuela e, como observadores, Canadá e Costa Rica.

O Concurso de Seleção de Projeto de Documentário do Programa vai selecionar um projeto de documentário que proponha uma visão original a partir de situações, manifestações e processos contemporâneos da diversidade cultural brasileira. Será premiado um projeto inédito de documentário de 52 minutos de duração, com um orçamento total de US$ 70.000, por meio da assinatura de um contrato de co-produção entre a Secretaria do Audiovisual, Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e a Empresa Brasileira de Comunicação/TVBrasil.

Os documentários selecionados serão divulgados de abril de 2010 a abril de 2011, pelas TVs Públicas dos países incluídos no DOCTV AL. O Programa, lançado pela Caaci, será coordenado no Brasil pela SAv/MinC. A proposta é estimular e fortalecer o intercâmbio cultural e econômico entre os povos latinoamericanos, implantar políticas públicas integradas de fomento à produção e teledifusão de documentários nos países da região e difundir a produção cultural desses países no mercado mundial.

Cada candidato só poderá apresentar um projeto de documentário. As inscrições para o concurso devem ser registradas ou enviadas pelos correios à TV Brasil – Rua da Relação, nº 18 – 6º Andar Rio de Janeiro – Centro – CEP 20231-110, pelos candidatos ou seus agentes. Podem participar do concurso pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras que tenham residência não inferior a três anos no país.

Confira o regulamento.

Saiba mais.