Nesta quarta-feira, 10, em evento realizado na Cinemateca Brasileira, foram anunciados os oito projetos vencedores da primeira etapa do Edital Fictv/Mais Cultura, selecionados pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Programa Mais Cultura. A seleção ocorreu após pitching final com os autores dos 20 projetos finalistas, nos dias 8 e 9 de junho. O anúncio dos vencedores contou com a presença do secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfreo Manevy.
Cada um dos oito projetos de minisséries de TV sobre a juventude brasileira receberá o valor de R$ 250 mil para dar continuidade ao desenvolvimento da proposta apresentada, incluindo a produção de um episódio piloto. Todos os programas pilotos serão exibidos nas emissoras públicas de TV e terão as performances avaliadas.
O Edital de Seleção de Projetos de Desenvolvimento e Produção de Teledramaturgia Seriada, Fictv/Mais Cultura, tem como objetivo produzir conteúdo sobre a juventude brasileira, a partir de uma análise dos jovens das faixas C, D e E. A ação foi desenvolvida em conjunto com as secretarias de Articulação Institucional e do Audiovisual do MinC, a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) e a Empresa Brasil de Comunicação(EBC)/TV Brasil.
A comissão julgadora da primeira etapa dos projetos, indicada pelo MinC, pela SAC e EBC/TV Brasil, foi formada por Cao Hamburger, Roberto Moreira, Esther Hamburger, Antônio Carlos Fontoura e Berenice Mendes. Já na etapa seguinte do processo, serão escolhidos três projetos, que receberão uma verba de R$2,6 milhões para a produção de 13 episódios, com duração de 26 minutos cada.
Os trabalhos vencedores foram: Elvis e o Cometa (Leonardo Garcia / Produtora: Mínima Concepção e Produção Visual); A Passagem (Augusto Geraes / Produtora: Televisão Profissional, RJ); Alfavela (Claudio Lobato Santos / Produtora: Uh Tererê Diversão e Arte, RJ); 3% ( Pedro Aguilera Fernandes / Produtora: Maria Bonita Produções, SP); Vida de Estagiário (Allan Sieber / Produtora: Neoplastique Entretenimento, SP) ; Natália (André Alberto Pellenz / 30 Pés Filmes, RJ); Brilhante Futebol Clube (Christiano Ribeiro Pereira / produtora: Radar cinema e televisão, SP); Pulo do Gato ( Alam Miranda da Silva /produtora: A Ilha Filmes Locações e Produções, BA).