Foi publicada nesta segunda-feira, 1º de junho, no Diário Oficial da União (páginas 34 a 39), a Portaria nº 4 contendo a relação de projetos deferidos e indeferidos do Edital de Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos, Inéditos, de Longa Metragem, do Gênero Ficção 2009.

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) recebeu 891 projetos inscritos, sendo que 869 foram deferidos e 22 indeferidos. Os proponentes que tiveram os projetos indeferidos serão comunicados, e a partir do recebimento do comunicado terão cinco dias úteis para interpor recurso contestando o motivo do indeferimento.

Edital de Roteiros 2009

Lançado em 20 de janeiro de 2009 pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, o concurso oferecerá o prêmio de R$ 50 mil para cada um dos 10 escolhidos no final da segunda etapa de seleção. Desse total, pelo menos quatro roteiristas deverão ser estreantes, ou seja, que nunca tiveram a oportunidade de produzir e veicular um roteiro de longa metragem de ficção na televisão e/ou cinema. Com o objetivo de estimular novos talentos em todo o país, o edital teve 891 inscritos, dos quais 56 eram não estreantes. Os estreantes somaram 835 inscritos, ou seja, 93,7% do total.

O concurso da Secretaria do Audiovisual também apostou na descentralização, limitando, no máximo, quatro projetos para cada uma das cinco regiões do país, premiando dois roteiros por cada unidade da federação.  A maioria dos projetos selecionados veio da região Sudeste, seguido pelas regiões Nordeste, Sul, Centro Oeste e Norte. Os 869 projetos deferidos serão examinados por uma Comissão designada pela SAv/MinC e composta por especialistas renomados da área. A Portaria nº 4 (de 29 de maio de 2009) foi divulgada em Destaque do Diário Oficial, na página principal do site da Imprensa Nacional:  www.in.gov.br.