Começaram os eventos de lançamento da série de 55 documentários produzidos em todo país, contemplados pelo Programa de Fomento Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DOCTV). Em Brasília, trechos das três obras brasilienses serão exibidos nesta quarta-feira, 3 de junho, às 19h, na Biblioteca Nacional. São elas: Galeno, Curumim Arteiro,  de Marcelo Diaz; Bianchetti, de Renato Barbieri; e Fora-do-campo, de Adirley Queiroz.

O DOCTV faz parte da política da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para estimular a produção de documentários e atuar na sua cadeia produtiva, fomentando cada etapa e agindo de maneira a criar ambientes de mercado e auxiliar na formação de profissionais no exercício desta atividade.

Documentários Brasilienses

Galeno, Curumim Arteiro – O documentário pretende aproximar o público da obra do artista plástico Francisco Galeno por meio do contato com o artista e sua história. O filme acompanha a realização de suas obras e revela seu passado em uma viagem ao Delta do Parnaíba, no Piauí. Galeno reside e trabalha em Brazlândia (DF), desde 1975. O filme do autor, Marcelo Diaz, diretor de diversos curtas-metragens, tem 52 minutos de duração.

Bianchetti – Ao longo dos 60 anos de atividade como pintor e gravador, Galênio Bianchetti vem construindo uma obra de rara coerência e consistência. Integrante do expressionismo brasileiro, a trajetória do artista resulta da trama que entrecruza as linhas de pensamento humanístico com as da invenção gráfico-pictórica.  A produção de Bianchetti também é de 52 minutos.

Fora de Campo – Num país marcado pela cultura do futebol, o documentário lança o seu olhar para os jogadores e ex-jogadores da terceira divisão do futebol brasileiro. Ao contrário do sonho de sucesso, esses profissionais têm uma carreira nada glamorosa e ao fim dela se deparam com o desemprego e a falta de perspectiva profissional aos trinta e poucos anos. O filme do autor e diretor Adirley Queirós – que acumulou mais de dez prêmios em importantes festivais nacionais – tem a duração de 52 minutos.

O lançamento da série DOCTV IV também ocorrerá em mais seis estados – Pará, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Goiás e Paraná.

Leia, também, a seguinte matéria: IV DOCTV – Estréia de documentários brasileiros em todo o país a partir de junho.