Os nomes dos três primeiros candidatos selecionados no concurso Mundo Maior de Cinema, promovido pela produtora Mundo Maior Filmes, foram publicados no site www.mundomaiorfilmes.com.br. Os cineastas selecionados Gabriel Avólio, Bartira Bejarano e Felipe Filgueiras já garantiram seus lugares na disputa por um cargo na direção do longa-metragem que será produzido a partir deste concurso e também receberam individualmente o prêmio no valor de R$ 7,5 mil para montagem de seus respectivos roteiros audiovisuais de ficção norteados pela obra O Livro dos Espíritos, além de acesso a recursos tecnológicos e humanos. No total, serão premiados 08 curtas que vão ser produzidos e adaptados ao longa-metragem, num processo seletivo que vai até o mês de setembro.

As inscrições para o concurso Mundo Maior de Cinema ainda estão abertas para 04 temas. A inscrição do quarto curta já se encontra encerrada e as outras etapas serão finalizadas gradativamente , até setembro, para que em novembro, em sala de cinema de São Paulo onde será realizada a I Mostra Mundo Maior de Cinema, seja escolhida a equipe que irá produzir o longa-metragem. Os interessados devem acessar o site da produtora para fazer a inscrição, obter informações referentes ao projeto e manter contato com os organizadores do concurso. O próximo tema a ser selecionado é Pluralidade das Existências, com inscrições abertas até o dia 08 de junho.

A seleção dos roteiros é feita por profissionais da área cinematográfica, como o cineasta Cláudio Oliveira, pelo jornalista e diretor de programas de TV Antônio Carlos Rebesco (o Pipoca) e outros ligados ao cinema e /ou televisão. Os critérios de julgamento são coerência na administração da verba de produção, criatividade e viabilidade no roteiro e leveza nos discursos entre personagens, independentemente da complexidade do tema e a analogia ao trecho do livro a ser dramatizado ficcionalmente.

O primeiro roteiro escolhido foi de Gabriel Avólio, de 24 anos, com o título Perguntas ao Autor e tema Deus. Bartira Bejarano, 26 anos, foi a segunda selecionada e trabalhou o título Peixes do Ar, com o tema Criação. O terceiro curta foi de Felipe Filgueiras, com o roteiro O Elo, sobre o tema Dos Espíritos. O objetivo do projeto Mundo Maior de Cinema é oferecer oportunidade e estimular os jovens talentos do mercado audiovisual, utilizando temáticas espiritualista e transcendental e, ao mesmo tempo, valorizar o currículo dos vencedores.

Divulgação Mundo Maior Filmes