O Conselho Nacional de Política Cultural, órgão colegiado do Ministério da Cultura (CNPC/ MinC), promoveu entre os dias 4 e 6 de maio, em Brasília, reuniões com os Colegiados Setoriais de Cultura para debater as ações do Plano Setorial direcionadas para as artes da música, circo e dança.
Participaram do evento, pelo Ministério da Cultura, o coordernador geral do CNPC Gustavo Vidigal e o coordenador do conselho Marcelo Veiga; pela Fundação Nacional das Artes (Funarte/MinC), Ana Terra e Maia Suemi; além dos representantes regionais de cultura do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste e das Associações Brasileira de Música Independente (ABMI) e de Educação Musical (ABEM).
O encontro, que é o primeiro de 2009, objetiva aperfeiçoar o texto do caderno de diretrizes gerais dos planos setoriais. O caderno suscitará o debate público das ideias propostas antes da conclusão dos trabalhos, que deve acontecer em seis meses com a promoção de um seminário para a votação e aprovação do texto.
O Conselho Nacional Política Cultural tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.
Já a ideia das Câmaras Setoriais de Cultura é conquistar, de forma ágil, um espaço de diálogo mais permanente e organizado, no qual possam ser debatidas e pactuadas as prioridades de cada setor, com foco nas cadeias produtivas e criativas de cada segmento. Ou seja, buscar resultados de interesse comum em curto e médio prazos para enfrentar os principais problemas que emperram as atividades.