Começa nesta terça, 7 de abril, a oitava edição do maior evento nacional dedicado aos filmes independentes, a Mostra do Filme Livre. Serão centenas de filmes na programação, que acontecerá no CCBB-RJ e em outros pontos da cidade até o dia 26 de abril. Confira a programação completa AQUI.

Dos 705 filmes inscritos, entre curtas, médias e longas-metragens, 229 foram selecionados para as sessões competitivas e informativas. Outros 140 filmes participarão como convidados de sessões especiais como Sexuada, Pílulas, Mundo Livre, Infantil e Curta o Curta, entre outras. O total de filmes exibidos é de 370 títulos de todos os gêneros e formatos.

Em 2009 a MFL homenageia o artista multimídia Sérgio Ricardo com a exibição de todos os seus filmes, entre eles os raros A noite do espantalho e Juliana do amor perdido, além do longa Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, cuja clássica trilha sonora é de Sérgio Ricardo.

A produtora de Santa Catarina, Canibal Filmes, do videasta Petter Baiestorf, que já teve vários de seus filmes exibidos nas edições anteriores da MFL também ganhará uma retrospectiva com alguns de seus filmes mais representativos. Petter vem à MFL participar de debates e fará parte do júri do evento.

Outro destaque desta edição é a retrospectiva Novos Mineiros, que vai exibir e debater com os autores as obras de novos artistas audiovisuais das Minas Gerais, são eles: Gabriel Sanna, Igor Amin, Joacélio Batista e Vinícius Cabral.

O Centro Técnico Audiovisual presta apoio à MFL desde 2007 por meio do Prêmio CTAv. Para essa edição o prêmio consiste em empréstimo de câmera e acessórios, edição e mixagem.

Confiram mais novas diariamente no site da MFL.

(Assessoria MFL)