Estão abertas as inscrições para o Festival Audiovisual Visões Periféricas 2009. O festival vai acontecer de 21 a 26 de julho na Caixa Cultural (Rua Almirante Barroso, 25 – Centro – RJ). Em sua terceira edição, o Visões Periféricas mais uma vez irá reunir o que há de mais inovador e original de produções audiovisuais realizadas nas múltiplas periferias do Brasil, desde uma favela, aldeia indígena, comunidade quilombola e outros territórios. Para se inscrever, os produtores devem fazer parte de alguma instituição que realiza cursos ou oficinas de audiovisual nestes espaços. Ex-alunos também podem participar.
Este ano, o festival segue com a mostra competitiva Visorama e as mostras temáticas Cinema da Gema (dedicada a produções cariocas e fluminenses), Fronteiras Imaginárias (que contempla as produções de quem lançou um olhar sobre as periferias), Periferia Animada (obras que exploram o universo infanto-juvenil) e as novidades Mostra Tamojuntoemisturado (que vai contemplar filmes de até três minutos feitos com aparelhos celulares e câmeras fotográficas) e Mostra Ibero-americana (que vai exibir produções advindas de instituições que trabalham o audiovisual com jovens na América Latina, Portugal e Espanha).
O Visões Periféricas 2009 também aporta com novidades no campo das novas tecnologias através das oficinas Imagens Remix, onde os participantes vão produzir obras audiovisuais a partir de colagens de imagens e sons; Imaginação Digital, onde o público vai construir um blog coletivo, utilizando uma ferramenta livre, com texto, foto e vídeo a partir de câmeras de celulares.
Em 2008, o festival recebeu mais de 250 inscrições e exibiu 81 filmes para um público aproximado de 3.000 pessoas presentes na sala de cinema e em cineclubes espalhados pela cidade.
A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no endereço eletrônico www.visoesperifericas.org.br. As inscrições se encerram no dia 17 de maio.