Na era da informática e da internet, da transmissão de dados em alta velocidade, da produção e compartilhamento ininterruptos  de conteúdo, a arte já não é mais a mesma: Uma chuva de 64 lasers, acompanhada de música eletrônica, que se transformam de acordo com os movimentos do público; um filme de longa metragem editado na hora, em tempo real, pelo próprio espectador, através de uma interface especial; um concerto para laptop ao vivo. A população de Belo Horizonte conhecerá estas e dezenas de outras obras entre os dias 12 e 15 de março, durante o 2º Festival de Arte Digital – FAD 2009. Artistas e grupos de 14 países terão seus trabalhos expostos em três estações de metrô da capital (Central, Minas Shopping e Eldorado) em um dos principais eventos do gênero no Brasil.

FAD 2009
Durante quatro dias Belo Horizonte reunirá algumas das experiências mais inventivas do Brasil e do mundo que utilizam as tecnologias digitais para produzir arte. São ao todo 38 atrações que conectam diferentes linguagens e paisagens criativas, divididas em três mostras: FAD Interativo (Instalações audiovisuais em obras que envolvem a participação do público); FAD Performances (Shows de músicos, VJ’s e artistas multimídia com manipulação de imagem e som em sincronia) e FAD Galeria (Exposições de arte em mídia digital como arte generativa, soundtoys, poesia interativa, screen magazines, games, webart entre outros).

ATRAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS
A segunda edição do FAD traz a Belo Horizonte algumas obras como a instalação “Rays 2.0” (Holanda), um instrumento interativo de mídia que gera música eletrônica e recursos visuais em movimento através de uma chuva de 64 lasers em uma superfície de 25 metros quadrados. De acordo com a quantidade de público e sua movimentação no espaço, a música e os efeitos visuais se transformam. Outro destaque, o longa metragem “Ressaca” de Bruno Vianna (Brasil) é uma produção para cinema editada na hora, pelo próprio espectador, através de uma interface touch screen . Dessa forma, o filme é apresentado de forma diferente a cada exibição. Já na instalação “Authority” (Inglaterra/Brasil), o espectador entra em uma pequena sala escura para enfrentar a projeção de um policial na mesma proporção que a sua. De um grupo de artistas austríacos e argentinos, a performance “Tagtool VS.Fase” será um encontro de desenho digital como meio de comunicação no palco, na rua e na internet. O projeto “Your Life Our Movie”, uma produção de Brasil e Espanha, apresenta um video criado em tempo real, através de palavras escolhidas na hora pelo espectador, utilizando a base de dados do site de fotos Flickr. Uma apresentação ao vivo de um VJ remixando filmes e telenovelas, um concerto audiovisual para laptop, e uma máquina que simula a transformação das memórias são alguns dos outros destaques do Festival. (Ver Programação Completa em Anexo).

ARTE DIGITAL
Foi o filósofo alemão Walter Benjamim quem entendeu primeiro a grande revolução na forma de produção e consumo de cultura operada no decorrer do século XX. Em seu estudo clássico “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, de 1936, Benjamim fala das novas possibilidades de cópia, democratização e multiplicação da arte possibilitadas pelas tecnologias.

Com a crescente informatização da sociedade mundial, nas últimas décadas, surge o conceito de Arte Digital, aquela produzida em ambiente virtual, por meio de computadores ou outras interfaces tecnológicas. Existem diversas categorias de arte digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens, animação, entre outros. Os resultados podem ser apreciados em impressões em papéis especiais ou no próprio ambiente gráfico computacional.

A criação e exibição no Brasil de trabalhos de arte criados a partir de tecnologia digital ainda são tímidas. Eventos desta natureza são esporádicos e se restringem a ações isoladas em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Para ampliar o acesso a estas iniciativas, o FAD reunirá pela segunda vez, em Minas Gerais, importantes trabalhos do Brasil e do mundo, fortalecendo a agenda nacional de eventos que promovem a fusão entre tecnologia e arte.

Foto: Filme Ressaca de Bruno Vianna

SERVIÇO
FESTIVAL DE ARTE DIGITAL – FAD 2009
DATA: DE 12 A 15 DE MARÇO – QUINTA A DOMINGO
INSTALAÇÕES E EXPOSIÇÃO: DE 12 A 15 DE MARÇO (QUINTA A DOMINGO) –  10:00H ÀS 20:00H
SHOWS E PERFORMANCES – SÁBADO DIA 14 DE MARÇO – 18:00H ÀS 22H:00H
LOCAL: METRÔ DE BH, ESTAÇÕES CENTRAL, MINAS SHOPPING E ELDORADO
ENTRADA FRANCA (MEDIANTE BILHETE DO METRÔ – R$1,80)

Informações: Festival de Arte Digital

Divulgação Teia Cultural Minas