Este Festival viabiliza uma parceria entre a comissão organizadora da FENADOCE e a Associação Pelotense do Cinema – CINEPEL, com o objetivo maior de realizar o primeiro festival nacional de filmes e vídeos de Pelotas, categoria curta metragem, edição 2009, que ocorrerá no período de realização da FENADOCE,  do dia 03 à 21 de junho, em auditório montado para projeção de vídeo com capacidade para 300 pessoas.

Ampliando a noção de festival, a CINEPEL propôs uma dinâmica diferenciada com relação à mostra das obras cinematográficas. Todos os filmes inscritos no 1° CINE GRANDES CURTAS vão ser exibidos para o público, o que maximiza a participação dos envolvidos no processo(realizadores das obras e público), magnificando a experiência da sétima arte, no que difere bastante dos demais festivais de cinema, onde apenas alguns filmes seletos são apresentados, freando assim o surgimento de novos talentos e oportunidades.

Marcando calendário juntamente com a  Fenadoce, o Festival Nacional de Curtas Metragens, “A Doce Arte do Cinema”, é uma jornada cultural que envolve cinema e vídeo, realizada na cidade de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, cuja programação destaca a mostra competitiva. É um festival nacional de cinema e vídeo voltado também para diretores que estão estreando na função e realizaram filmes nos formatos de curta-metragem.

Em face de se tratar de um festival inovador, onde todas obras áudio visuais inscritas serão exibidas conforme regulamento no site www.cinepel.com.br/festival, este projeto tem como intuito principal, divulgar e fomentar o já consagrado sucesso da FENADOCE. O evento proporcionará ainda, aumento do prestigio cultural da cidade, irá descobrir novos talentos em todas as áreas que envolvem a sétima arte, e permitirá ainda o aperfeiçoamento destes através de palestras, debates e workshops.

Vale salientar que este será o primeiro de um festival anual, que em futuro próximo, será aberto à exibições de outros países, tornando-se então um festival internacional de curtas, estimulando o áudio visual na região com trabalhos voltados a difusão, exibição, acervo e incentivo ao fomento nesta área.

Será utilizado sistema de exibição digital, composto de dois telões montados em auditório com capacidade para 300 pessoas sentadas e sistema de som compatível para a plena realização do evento, levando-se em conta como primazia a qualidade visual e sonora do festival, assim como os trabalhos inscritos serão transmitidos, ao vivo, em paralelo ao evento,em transmissão mundial, através de um grande portal de web, tornando-se mais uma proposta inovadora, levando assim mostras do Festival à Centros Culturais dentro e fora do Brasil, difundindo ainda mais a já consagrada Feira Nacional do Doce.

A Cinepel – Associação Pelotense do Cinema Independente é uma empresa voltada a expansão comercial e cultural de obras audiovisuais, tendo como missão, fomentar a produção local e promover o intercâmbio cultural, difundindo os trabalhos voltados à sétima arte a população em geral, estreitando a experiência entre o público e o cinema, entre realizadores das obras cinematográficas e seu público, ampliando o horizonte cultural, solidificando a idéia de uma nova abordagem no cinema nacional, o cinema feito para o público.