O Brazilian TV Producers- BTVP, uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão), lança o Programa Internacional de Capacitação (PIC) para Animação e Documentário. De 23 de janeiro a 6 de março, as produtoras de todo o Brasil poderão se inscrever para participar da iniciativa que busca aprimorar a produção audiovisual de animação para o mercado nacional e internacional.

Em maio de 2009, acontecerá o PIC de séries de Animação. 25 projetos serão selecionados entre os inscritos. Eles passarão por um intenso workshop com especialistas internacionais, que orientarão os produtores no desenvolvimento dos projetos para que posteriormente possam firmar co-produções com canais de TV, no Brasil e no mundo. Em junho de 2009, os selecionados participarão de um pitching com canais de televisão públicos e privados durante o Fórum Brasil em São Paulo. O PIC para Documentários será realizado no segundo semestre do ano.

Para o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, o Programa Internacional de Capacitação que o BTVP convoca para o ano de 2009 é formado por um conjunto de atividades absolutamente convergentes com as políticas públicas da Secretaria do Audiovisual do MinC. “O programa começa focalizando a Animação, objeto do Programa Nacional para o Desenvolvimento da Animação Brasileira, lançado pelo Ministro Juca Ferreira em outubro último. Sempre que possível, a Secretaria do Audiovisual tem procurado fazer seus programas de fomento acompanhados de ações de capacitação, de modo a contribuir para a progressiva elevação do nível de profissionalização de nossos produtores, em todos os segmentos de mercado”, avalia.

Para Bruno Amado, gestor do Brazilian TV Producers na Apex-Brasil, o projeto de capacitação complementa um trabalho que vem sendo feito pela Apex-Brasil, no sentido de promover o conteúdo de TV. “Nós já fazemos a promoção e agora queremos aumentar a massa crítica de exportadores por meio do programa de capacitação”, diz.

Segundo Fernando Dias, presidente da ABPI-TV, “Muitos profissionais brasileiros já obtiveram reconhecimento da qualidade de seu trabalho. A meta agora é aumentar a base de produtoras atuando no mercado internacional, qualificando-as a trabalhar em parceria com profissionais e canais de TV dos mais diferentes países do mundo”.

O workshop reunirá um time qualificado de especialistas internacionais como: Jacques Bensimon (ex-Presidente do National Film Board of Canadá), Heather Kenyon (ex-Diretora de Programação da Cartoon Networks), Tanya Kelen  (especialista em distribuição da Breakthrough Films Canadá), Emanuelle Petrie (especialista em mercado internacional e responsável pelo departamento de co-produção internacional da Nelvana, principal empresa de animação no mundo), Madeleine Levesque (Vice-Presidente da 9 Story Entertainment. Durante 10 anos esteve à frente da TV Teletoon, canal especializado em animação) e Cathy Chilco (produtora responsável pela difusão internacional e realização do programa Vila Sésamo).

PIC- Inscrições abertas de 23 de janeiro a 6 de março

O regulamento está disponível no site www.braziliantvproducers.com. Dia 10 de março, será publicada a lista com os projetos habilitados. Os critérios da banca examinadora, formada por especialistas internacionais, serão excelência e pertinência dos projetos para o mercado internacional e sua viabilidade. O anúncio dos 25 selecionados acontece em 17 de abril.

O workshop acontecerá em São Paulo de 4 a 8 de maio. Os selecionados receberão apoio de acomodação e transporte. A programação das aulas inclui palestras, oficinas e consultoria individual.

Brazilian TV Producers – Histórico

Criado em 2004, o Programa de Exportação Brazilian TV Producers (BTVP) tem como objetivo promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional. O BTVP viabiliza co-produções e parcerias comerciais e oferece o apoio de renomados consultores internacionais como Jacques Bensimon (em planejamento e estratégias de mercado) e Heather Kenyon (em desenvolvimento de projetos de animação).

O programa é realizado pela ABPI-TV em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que aportam recursos ao BTVP.

Graças à atuação do BTVP, o Brasil hoje é considerado um importante mercado e integra o plano de negócios de co-produção de inúmeras TVs e produtoras internacionais.

Em apenas quatro anos, o programa possibilitou a concretização de 50 projetos para TV, em parceria com 12 países (Alemanha, Canadá, Espanha, EUA, França, Índia, Inglaterra, Japão, Malásia, Portugal, República Checa e Singapura). Esteve presente em mais de 61 eventos, tais como: Ottawa, Annecy, Kidscreen, MIPTV e MipCom, em nove diferentes países (Rússia, França, Alemanha, Japão, China, EUA, Canadá, Argentina e Espanha).

O volume dos negócios fechados contabilizou mais de 50 milhões de dólares e as produções brasileiras foram veiculadas em 118 países. Neste ano, o programa participará de importantes eventos, como:  KidScreen Summit, Rendez-Vous Sofia Bulgaria, MIPTV,  Fórum Brasil, Sunny Side of the Doc, Ottawa Animation Festival, Rio Market/Festival e MipCom.

Brazilian TV Producers- Animação

Desde o início, a BTVP apóia a animação brasileira. 35% de seus associados produzem séries de animação. Em 2008, desenvolveu um trabalho de capacitação piloto com a consultora Heather Kenyon (ex -Diretora de Programação da Cartoon Networks), que assessorou individualmente produtores brasileiros no desenvolvimento de projetos.

As séries infantis brasileiras, realizadas em co-produção internacional, estão em exibição em mais de 40 países em emissoras como TVO Kids, Discovery Kids, Discovery Latin America, CBC-Radio Canada, Tree House, TPS Jeunesse, Kika Kinder Kanal, RAI, Al Jazeera, entre outras.

Atualmente, 12 co-produções de séries de animação para TV estão em andamento, entre elas: 

  • 2D Lab: “Meu Amigãozão”, “NEO”, “Quarto do Jobi”
  • Flamma: “Princesas do Mar”
  • Glaz: “Minhocas” e “Haunted Tales for Wicked Kids”
  • Martinelli: “Anabel, Pinguiniks”
  • Mixer: “Doggy Day Care”
  • TV Pinguim: “Peixonauta” e “Magnitika”

 

Há ainda 40 projetos de séries de animação em busca de co-produção internacional.

ABPI-TV

A ABPI-TV (Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão) é a entidade proponente do BTVP. Fundada em 1º de julho de 1999, no Rio de Janeiro, representa as produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e novas mídias. Atua em todas as esferas e busca novas oportunidades de mercado no Brasil. A ABPI-TV está envolvida em importantes debates do setor, como PL 29, novas mídias, novas fontes de financiamento e parceiros.

Fernando Dias é o atual Presidente do Conselho Federal da ABPI-TV

Objetivos da entidade: 

  • ajudar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro;
  • representar o setor nos diversos fóruns de debates audiovisuais;
  • estimular a produção e novos modelos de negócio entre as televisões e a produção independente;
  • procurar novos mercados no Brasil e no Exterior através do BTVP, ajudando a criar uma marca de credibilidade;
  • analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente em suas regulamentações e alterações;
  • oferecer capacitação ao produtor e às televisões nacionais;
  • avalizar a produção independente como um selo de qualidade.

Conheça os consultores internacionais do PIC Animação

Jacques Bensimon – Consultor do BTVP desde 2007

Foi até dezembro de 2006 o Presidente do National Film Board of Canadá, a agência cultural federal ligada ao Ministério do Patrimônio Cultural do Canadá. É Vice-Presidente da AITED (International Association of Education and Discovery Television Companies), membro Associado da NATAS (International Academy of Television Arts and Sciences, N.Y.), membro do Conselho da TV5 EUA, membro honorário do Conselho do Toronto Cercle Canadien e Vice-Presidente Executivo e CEO da Banff Television Foundation (BTVF), organização que promove uma grande variedade de eventos de radiodifusão, televisão e novas mídias.

Heather Kenyon – Consultora do BTVP desde 2008

Ao longo de mais de cinco anos, assumiu a direção de programação da Cartoon Networks USA e atualmente presta consultoria para desenvolvimento de projetos em diferentes paises do mundo, entre o Brasil.

Tanya Kelen

Especialista em distribuição da Breakthrough Films & Television, uma das mais importantes produtoras de televisão no Canadá.

Cathy Chilco

Produtora responsável pela difusão internacional e realização do programa Vila Sésamo, um dos maiores fenômenos da televisão.

Emanuelle Petry

Especialista em mercado internacional. É responsável pela distribuição e desenvolvimento de projetos de co-produção internacional para a empresa canadense Nelvana, líder mundial em produção e distribuição de animação infantil.

Madeleine Levesque

Vice-Presidente da  9 Story Entertainment, importante empresa de conteúdo infantil. Esteve durante mais de 10 anos à frente do principal canal de animação do Canadá, Teletoon, onde desenvolveu séries de animação de sucesso, tais como: Braceface, What’s With Andy?, 6TEEN, Atomic Betty e Di-Gata.

Maria Badillo

Vice-Presidente de Programação da Discovery Kids Latin America.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Cris Brito ESCRITÓRIO DE COMUNICAÇÃO
Cristina Brito – cris.brito@crisbrito.com.br
Claudia Hataro – claudia.hataro@crisbrito.com.br
Maria Rita Teixeira – mariarita@crisbrito.com.br
Tels: (11) 3796-6087/ (11) 3081-7555
https://www.crisbrito.com.br