Mais uma vez a sétima arte imprime sua marca no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Neste mês, de 14 a 25 de janeiro, os espectadores poderão assistir a mostra ‘Cinema Experimental em Perspectiva’, que reúne produções inéditas de alguns nomes importantes do cinema experimental mundial. A mostra faz parte do Projeto Cinema da República e a entrada é franca.

Durante 12 dias, o público poderá conferir produções desde as primeiras experiências abstratas feitas ainda pelos surrealistas até obras bem recentes, no auditório 2 do espaço. Na programação, títulos criados por nomes como o fundador do dadaísmo Marcel Duchamp, pelo cubista Fernand Lèger e até experimentações visuais do publicitário australiano Daniel Askill.

A abertura da mostra será dia 14, às 19h30, com a exibição de curtas do norte-americano Stan Brakhage, um dos maiores criadores do cinema experimental do século XX, e do brasileiro Roberto Miller, um pioneiro considerado o maior nome do gênero no país.

Para muitas pessoas, cinema experimental soa como uma experiência para iniciados ou algo distante. “Um dos objetivos da mostra é provar que esta é uma idéia equivocada e evidenciar que novas possibilidades de linguagem cinematográfica é uma tarefa que acompanha os criadores do cinema desde os primeiros tempos”, explicou o curador da mostra, Sérgio Moriconi.

Na programação variada, a mostra apresenta experiências assinadas pela cineasta francesa Agnès Varda, o tcheco Jan Svankmajer (gênio da animação em seu país), o polonês Józef Robakowski (tido como um transgressor de gêneros e mídias), o russo Alexandre Alexeïeff (um inventor sensacional). No programa dedicado ao cinema de Avant-Garde, o público terá contato com trabalhos assinados por artistas que hoje são lendas, como Fernand Lèger (cubista de primeira hora e um dos primeiros a experimentar a abstração), Marcel Duchamp (o polêmico artista que rompeu os limites da arte), Germaine Dulac (uma das primeiras mulheres a assumir o posto de diretora de cinema) e Robert Florey (autor de criativas produções experimentais em plena Hollywood).

A mostra inclui ainda várias programações com produções contemporâneas e todos os filmes são indicados para maiores de 14 anos.

 PROGRAME-SE: “Cinema Experimental em Perspectiva’. De 14 a 25 de, de terça a sexta, sempre às 19h30, e aos sábados e domingos, às 18h30, no Auditório 2, do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, localizado no Setor Cultural Sul Lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto – Zona 0. Classificação indicativa para maiores de 14 anos e entrada franca. Informações: (61) 3325. 5220. 

Assessoria de imprensa: (61) 3443-8891.