WORKSHOP DE ROTEIRO

O workshop de roteiro, organizado pelo Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – CURTA CINEMA, chega a sua 12ª edição e traz como convidados os roteiristas Cristina Leal, Doc Comparato e Hilton Lacerda.

Para concorrer a uma vaga o candidato deve enviar, além de um breve currículo (máximo 6 linhas), cinco cópias de um roteiro de curta-metragem de ficção ou documentário de autoria própria (máximo 20 páginas). Serão aceitos as inscrições que chegarem até o dia 18 de outubro ao escritório do Curta Cinema.

Escritório Curta Cinema
Praia de Botafogo, 210/308
Rio de Janeiro – RJ
22240-050

Serão selecionados 12 roteiros e o workshop ocorrerá nas tarde dos dias 04, 05 e 06 de novembro na Caixa Cultural. Para mais detalhes, consulte o regulamento no site www.curtacinema.com.br. Ao final do workshop, a comissão de roteiristas instrutores elegerá um roteiro para receber prêmios em serviços de nossos apoiadores, CTAV-SAV, Link Digital, Dolby, Rain, Estúdios Mega, Kodak, Quanta.

O workshop de roteiro é uma atividade inteiramente gratuita.

Cristina Leal trabalha com arte desde 1984. Em 1986, teve o seu roteiro, A Principal Causa do Divórcio produzido pela TV Globo. A partir daí, começou a escrever, produzir e dirigir: Estação Aurora (1992) e Não Me Condenes Antes Que Me Explique (1998). O longa-metragem Iluminados é o seu primeiro longa e estreou no Festival do Rio em 2007.

Doc Comparato é dramaturgo, conferencista, autor de seriados e minisséries– entre elas Me alquilo para soñar (1989), ao lado de Gabriel García Márquez. Trabalhou como roteirista no cinema brasileiro e europeu. Foi consultor do European Script Found e fundador do Master de Roteiro da Universidade de Barcelona. Seus livros teóricos sobre roteiro e dramaturgia (Roteiro e Da Criação ao Roteiro), pioneiros e referência no mundo latino foram lançados em 6 países, é o livro oficial do Real Instituto de Radio e TV da Espanha. Possui 7 prêmios internacionais. O último posto universitário foi o de professor da Escola de Cinema de Berlin.

Hilton Lacerda se destacou no cinema pelos roteiros de longa metragem dos filmes Baile Perfumado, Amarelo Manga, Árido Movie e o documentário Cartola (em que divide a direção com Lírio Ferreira). Como curta-metragista realizou Simião Martiniano, O Camelô do Cinema (em conjunto com a jornalista Clara Angélica) e A Visita. Roteirizou o Texas Hotel (direção de Cláudio Assis) e Eu Sou o Servo (direção de Eliezer Filho). Em um projeto com o DJ Dolores, realizou videoclipes para os mais representativos músicos da nova geração pernambucana.


WORKSHOP DE DIREÇÃO

O workshop de direção da Curta Cinema 2008 já contou com a presença de nomes como Jorge Furtado, Karim Ainouz, Beto Brant e Walter Carvalho. Nessa 8ª edição, ele será ministrado por Eduardo Coutinho.

Ao falar de sua experiência e método, Coutinho apresentará sua perspectiva singular para o trabalho de direção em cinema. Num bate-papo de dois dias, estudantes, novos cineastas e admiradores terão a oportunidade de ter acesso a um pouco da experiência do cineasta .

Para inscrição é necessário o envio de uma carta de intenção juntamente com um breve currículo (máximo 6 linhas). Serão aceitas inscrições que forem recebidas no escritório do Curta Cinema até o dia 18 de outubro.

Escritório Curta Cinema
Praia de Botafogo, 210/308
Rio de Janeiro – RJ
22240-050

O workshop será nos dias 07 e 08 de novembro, das 17 às 19 horas, na Caixa Cultural. Para mais detalhes, consulte o regulamento no site www.curtacinema.com.br.

O workshop de direção é uma atividade inteiramente gratuita.

Eduardo Coutinho dirigiu três filmes de ficção: O pacto, episódio do longa-metragem ABC do amor (1966), a comédia O homem que comprou o mundo (1968) e o filme de cangaço Faustão (1970). A carreira de documentarista se consolidou com títulos como Santa Marta, duas semanas no morro (1987), Volta Redonda, memorial da greve (1989), O fio da memória (1991), Boca do lixo (1994), Santo forte (1999), Babilônia 2000 (2000) e Edifício Master (2002). Em 2005, lançou no Festival do Rio O fim e o príncipio e, em 2007, Jogo de cena. Seu próximo projeto é Antes da estréia.

WORKSHOP DE CRITICA

O workshop de crítica do Curta Cinema 2008 fará parte das atividades paralelas do festival pelo segundo ano consecutivo. Este ano, o workshop será ministrado pelos críticos Tatiana Monassa e Pedro Butcher.

Os interessados deverão escrever dois parágrafos a respeito de dois curta metragens (um parágrafo de 1.000 caracteres para cada um dos filmes), disponíveis nos seguintes links na internet: O Brilho dos Meus Olhos, de Allan Ribeiro http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4949 e The Aroma of Tea, de Michael Dudok de Wit http://br.youtube.com/watch?v=ErPcbuHqzjU. Ambos fizeram parte da Mostra Competitiva do Curta Cinema 2007. Os textos devem ser enviados para o e-mail atividades@curtacinema.com.br, de onde serão selecionadas 20 pessoas para participarem do Workshop. Para mais detalhes, consulte o regulamento no site www.curtacinema.com.br.

O workshop acontecerá nos dias 11 e 18 (sábados) de outubro na Caixa Cultural. Dos participantes, serão escolhidos cinco críticos que farão a cobertura crítica do Curta Cinema 2008, para o site oficial do festival.

O workshop de crítica é uma atividade inteiramente gratuita.

Tatiana Monassa – Editora da revista eletrônica Contracampo <www.contracampo.com.br>, onde escreve desde 2004. Editou os catálogos das mostras “Assim Canta Bollywood” (CCBB-Brasília, 2005), “As Muitas Faces de Jece Valadão” (CCBB-RJ 2006) e o catálogo do Festival do Rio 2008. Ministrou aulas em cursos sobre o cinema contemporâneo no Cinesesc-SP e no Tempo Glauber no Rio de Janeiro. Integrante do comitê de seleção internacional do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema em 2007 e 2008.

Pedro Butcher é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ, com passagens pelo Jornal do Brasil e O Globo. É autor dos livros Abril despedaçado – História de um filme (Companhia das Letras, 2001), Cinema: desenvolvimento e mercado (BNDES/Aeroplano, 2003) e Cinema brasileiro hoje, da coleção Folha Explica (Publifolha, 2005). Atualmente edita o website Filme B, especializado no mercado cinematográfico brasileiro, e é crítico colaborador do jornal Folha de S. Paulo. Em março de 2006, concluiu mestrado na Escola de Comunicação da UFRJ, sob orientação da professora Consuelo Lins.