O som e o resto

O som e o resto

O Centro Técnico Audiovisual – CTAv falou com André Lavaquial, diretor do curta–metragem O Som e o Resto que será exibido no dia 22 de Maio, no Festival Internacional de Cinema de Cannes, dentro da mostra CINEFONDATION. O filme contou com o apoio do CTAv para o serviço de transfer  e da ANCINE para legendagem da cópia  em 35mm.
CTAv: Você estudou na Darcy Ribeiro? Qual curso fez? Em que ano?
André: Eu terminei o curso de Direção da Escola de Cinema Darcy Ribeiro em 2006. Estudar lá foi uma experiência revolucionária para mim. Lá tive a oportunidade de aprender muito sobre teoria e prática cinematográfica.
CTAv: O filme recebeu apoio da Darcy Ribeiro?
André: O filme foi feito com os equipamentos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e os custos de produção foram pagos por mim.
CTAv: Este é o seu primeiro curta-metragem?
André: Esse é o meu terceiro curta-metragem. Eu dirigi o “Da Reza ao Raso” em 2006, o documentário “Interventores” em 2006 e “O Som e o Resto” em 2007, que foi a minha primeira ficção. Até o final do ano devo lançar o meu novo curta “A sombra irregular dos muros”.
CTAv: Quantos anos você tem e qual é a sua formação?
André: Eu acabei de completar trinta anos. Sou formado em História pela UERJ, fiz direção na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e Fotografia Cinematográfica na EICTV em Cuba.
CTAv: Como você soube sobre a existência do CTAv e os serviços prestados pela instituição?
André: A Escola de Cinema Darcy Ribeiro tem um convênio com a instituição, então muitos equipamentos e câmeras utilizados em aulas e exercícios na Escola são do CTAv. Além disso, a finalização de som de alguns filmes da escola é feita no CTAV. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer imensamente ao Sr. Gustavo Dahl e a toda equipe do CTAV(Aloísio Gonzaga, Alexandre Jardim, Renato Costa, Waldelar Moreira, Luiz Fernando Ferreira, Damião Lopes), pelo apoio incondicional que me deram para a feitura da
cópia 35mm que será exibida no Festival de Cannes. Muito obrigado amigos, a sua postura e profissionalismo fazem toda a diferença para que o Cinema Brasileiro continue a conquistar espaço nas telas do mundo.
Ficha Técnica:
Direção: André Lavaquial
Roteiro: Aline Melo, Rita Toledo e André Lavaquial
Montagem: Juliana Cavalcanti
Direção de fotografia e câmera: André Lavaquial e
Bruno Diel
Produção: Aline Melo, Rita Toledo e André Lavaquial
Assistência de produção: Helio Lambais
Som direto: Alan Caferro, Rafael da Costa, João Paulo
Dias, Leonardo Villas-Boas
Eletricista: Renato Marcelino
Direção de arte: Carla Dutra
Finalização de áudio: Renato Valone e Leonardo
Villas-Boas
Assistência de direção: Rita Toledo, Aline Melo, Bruno
Diel, Luiz Cláudio Dias
Câmeras adicionais: Rodrigo Rueda e Cláudio Brandão
Correção de cor: Cláudio Brandão
Atores: Jahir Soares, Leandro Zanardi, Rogério Bispo
dos Santos, Solayne Lima, Waldemir da Silva Lima,
Haroldo Alves de Carvalho, Marco Arruda, Henrique
Silva Santos, Jeferson Ferreira de Oliveira, Heberson
Monteiro e Edivaldo.